A água excelente veículo de micro-organismos

Por
Eliane Seixas e Gilberto Seixas

Os dois principais veículos de transporte de micro-organismos (bactérias, fungos, etc.), são sem dúvida, a água e o ar.

Discutiremos, neste artigo, alguns procedimentos condenáveis e sugeriremos algumas ações saudáveis no manejo da água. Nem se precisa dizer que a água a ser usada deve ser de ótima qualidade, portanto, própria para consumo, isenta de impurezas. O ideal é que seja esterilizada, fervida ou filtrada.

Mas, será que isto basta? Será que a água ótima para consumo que saiu do filtro é a mesma que o pássaro vai beber? Se o manejo desta água não for otimizado, de nada adiantará sua boa qualidade inicial, pois até esta ser bebida pelos pássaros, muita coisa já aconteceu em virtude do mau trato com que ela foi manuseada e, ao ser ingerida, sua portabilidade já estará condenada. Vejamos alguns procedimentos adequados e alguns condenáveis no manejo da água.


Os bebedouros 


Estes devem ser de plástico de boa qualidade, resistentes, de preferência com arestas arredondadas para facilitar a limpeza e usado, preferencialmente, com tampa.

A inspeção frequente às tampas, assim como, aos potes é de fundamental importância, já que, qualquer rachadura no pote pode causar escoamento da água, provocando muitas horas de sofrimento aos pássaros (muitas vezes casais com filhotes) ou até mesmo sua morte.

Com relação à tampa devemos relatar uma coisa muito comum: o uso destas com pequenos pedaços quebrados nas partes de encaixe com pote. Frequentemente, em virtude disto, a tampa vira de cabeça para baixo, tampando a água e impedindo o acesso dos pássaros a esta. Sugerimos que, quando perceber a tampinha quebrada, seja radical: jogue fora! Com certeza a economia será maior, pois evitará muitas perdas.


A limpeza dos potes


Os potes de água devem ser lavados, preferencialmente, todos os dias. Mas se isto não for possível, lave-os pelo menos uma vez por semana.

Se você só puder lavá-los uma vez por semana, sugerimos o seguinte procedimento:
  1. Marque um dia na semana (segunda feira, por exemplo). Neste dia bem cedo, retire todos os potes de água, mergulhe-os em uma solução de cloro forte;
  2. Deixe de molho durante 2 horas;
  3. Enxágue os potes na água limpa corrente; 
  4. Retorne-os as gaiolas com água limpa para consumo.
Quando este procedimento não é feito, ao menos uma vez por semana, cria-se uma espécie de limo no fundo e nas laterais do pote que serve como excelente meio de cultura para diversos micro-organismos prejudiciais ao pássaro.


O manejo da água


Nossa preocupação desde a saída da água do filtro até sua ingestão pelo pássaro, deve estar voltada para a higiene.

Assim, todo o procedimento não deverá ser o mais fácil e sim a melhor forma de NÃO permitir que impurezas cheguem a água.


Procedimentos desejáveis na troca da água


  1. Retire a água do filtro com vasilha bem limpa;
  2. Tenha à mão um pequeno caneco com alça aberta;
  3. Retire com uma das mãos o potinho de água da gaiola e com movimento brusco, tente retirar, além da água, também algumas impurezas que estarão no interior do potinho jogando-a num balde grande.
  4. Despeje a água limpa dentro do potinho, sempre com a ajuda do caneco.
  5. Após receber a água limpa o potinho deverá ser colocado na gaiola.

ATENÇÃO: nunca mergulhe o potinho que você retirou da gaiola dentro do balde de água limpa. Se você fizer isto, certamente, estará contaminando a água com a sujeira que já caiu anteriormente dos primeiros potinhos. Neste caso, a água limpa seria apenas da primeira gaiola, pois a partir da segunda esta água, que anteriormente era limpa e filtrada, passa a estar contaminada com impurezas das gaiolas anteriores.

O único objeto que deverá estar em contato com a água limpa é o caneco. Não coloque "seu dedão" dentro do potinho. Segure-o pelo lado de fora. Nunca apoie o fundo do caneco em nenhum lugar. Coloque-o no dentro do balde de água limpa, apoiando a alça em sua borda.


Procedimentos condenáveis na troca da água


Alguns criadores e associações procedem do seguinte modo:
  1. Usam um balde com água limpa;
  2. Outro balde vazio para receber a água suja retirada das gaiolas;
  3. Retiram, então, os potinhos das gaiolas e entornam a água suja no balde reservado para esta finalidade;
  4. Mergulham o próprio potinho na água limpa e retomam com ele à gaiola;
  5. Outros criadores mantêm um terceiro balde com água limpa onde fazem uma pequena limpeza antes de colocar a água limpa nos mesmos.
Os procedimentos acima são inconvenientes. Veja porque No primeiro caso, o primeiro potinho receberá água limpa, mas do segundo em diante, esta já não estará limpa, concorda?

No segundo caso, também não funciona. Pois, os potinhos estarão sendo "lavados em água suja". Pergunta-se: em sua casa você permitiria que os copos ou talheres de uso diário fossem lavados assim? Os pássaros são bem mais frágeis que nós.

Nos dois casos, o problema poderá se agravar se no início ou meio deste procedimento, você tiver algum canário doente. Esta doença certamente será transmitida aos demais, alastrando-se em seu criadouro ou nas exposições.


Conclusão


Os canários são frágeis e necessitam do maior cuidado que pudermos lhes oferecer. A água é muito importante para a saúde deles. Portanto, vamos caprichar também neste item para podermos proporcionar-lhes bem estar.

Nós dizemos sempre: cuide de seu canário como se estivesse cuidando de seu filho pequeno. Se para seu filho você dá água filtrada, dê para seu canário também. Se para seu filho você lava e desinfeta a mamadeira, copo, etc. para seu pássaro também.


--
Fonte: Revista Brasil Ornitológico - Ano XIX - nº 77 - Nov - Dez 2009 - Jan 2010 - Pág. 18 e 19

Nenhum comentário :

Postar um comentário