Penas saudáveis e sua relação com a alimentação

Uma alimentação saudável para psitacídeos e passeriformes ajuda a prevenir problemas de saúde, melhora a condição das penas e prolonga a vida das aves. Por isso, a observação constante das condições das penas pode ser um indicativo importante de problemas relacionados à nutrição.

Desequilíbrios na dieta podem desencadear, por exemplo, o arranque de penas por parte do pássaro, um sinal comum de que há algum problema na saúde. Além disso, fragilidade nas penas das asas e caudas pode ter relação com deficiência de proteínas (em especial o aminoácido arginina), bem como com problemas de pigmentação nas penas (nesse caso, a deficiência de lisina). É importante lembrar que a alimentação inadequada pode dizer respeito não somente a que tipo de alimento está sendo oferecido, mas também à quantidade de alimento fornecido, já que o excesso pode causar obesidade, desregulação nas vitaminas, entre outros distúrbios.

É por esses motivos que a formulação da dieta do pássaro deverá receber atenção especial, unindo todos os elementos nutritivos necessários para uma alimentação diária racional e equilibrada, com alimentos compostos completos e suplementação, quando necessário. A construção da dieta deve ser realizada também com o apoio do médico veterinário, que estará capacitado a observar e acompanhar qualquer sintoma na saúde do animal. Ao sinal de alguma irregularidade na saúde das penas, é o profissional quem poderá eliminar outras possíveis doenças e indicar o tratamento adequado.

Um fator essencial a ser considerado ainda é fornecer para ave um alimento preparado especialmente para a espécie em questão, já que as composições e níveis nutricionais das rações são formulados de acordo com as necessidades específicas de cada psitacídeo/passeriforme.

--
Fonte: Nutriave. Disponível em: https://goo.gl/nhavtm. Acesso em 22 de dezembro 2017.

Nenhum comentário :

Postar um comentário