Não Existe Mistério - Existe Seleção

Por
Marcio Mattos

Seleção como o nome diz é para separar o que serve do que não serve. É duro mas é assim. Todo ano milhares de jovens são excluídos nos vestibulares. 

Por que? 

Porque não é todo mundo que pode frequentar, COM APROVEITAMENTO, uma universidade de ponta. Nada tem a ver com classe social, raça, credo ou outra coisa. Temos na USP, por exemplo, gênios de todas estas características. Ter tido uma boa escola básica, aptidão, interesse, dedicação, oportunidades ou a falta destes leva que só uma pequena parcela seja aceita para se tornar os profissionais de ponta de cada especialidade.

Muitos defendem acesso a todos, mas estes mesmos não gostariam de ser tratados por cardiologistas ou neurocirurgiões que apenas se formaram por decurso de prazo. Vão investir todos os recursos disponíveis para serem tratados pelos melhores. 

A vida é assim quer gostemos ou não. 

Assim, faço um paralelo com a columbofilia de ponta. Já disse várias vezes que apenas e não mais que 5% dos pombos de qualquer pombal são úteis para este pombal. O problema é separar estes 5%. 

Para mim perder filhotes é muito natural. 

Dos 200 e agora 150 que crio normalmente, termino o ano com 25/30 filhotes. Os interessados podem calcular as percentagens. Eu nem ligo. Todo meu esforço é para tirar um, dois talvez com sorte três pombos de valor após quatro ANOS de cesto. 

Este ano separei três, mas uma fêmea, dentre estes, se enforcou no estrado do pombal. 1/3 do esforço perdido. Esta pomba perdida representa mais ou menos 70 pombos criados, tratados, encestados, treinados, embarcados, apurados, etc por quatro anos. 

Não tenham medo de perder filhotes. Apenas se perguntem se fizeram tudo certo: saúde, stress, água, água, água nos treinos e provas. Se eles se perderem tendo condições, nada poderia ser feito. Pelo menos com o conhecimento que temos hoje. 

Mais um último comentário, de onde menos se espera é que não sai nada!!!! Assim, comprem pombos que provaram em provas o seu valor para serem os seus reprodutores, ou os filhotes deles para correr. Abraço a todos.


Nenhum comentário :

Postar um comentário