Suplementação em aves

Por
André Salabert
Médico veterinário

Sem dúvidas uma das maiores dúvidas por parte dos proprietários de aves, principalmente as canoras, é em relação a suplementação e seu animal. Essa resposta vai variar, vamos então discutir um pouco mais sobre esse tema.

Quando questionado sobre suplementação na dieta da ave minha resposta é basicamente sempre a mesma. Caso a ave tenha uma alimentação completa e balanceada, e se o manejo da ave é o correto, dificilmente a mesma vai necessitar de qualquer tipo de suplementação, a não ser que a mesma esteja passando por algum distúrbio em seu metabolismo, seja ele decorrente de doença, ou ate mesmo erros de manejo.


Mas Dr. E quanto a épocas especiais na vida da ave, como período de mudas de penas, acasalamento ou ate mesmo nas vésperas de torneios, caso nossa ave seja uma competidora. Isso dependerá totalmente a avaliação de sua ave, já que a falta de algumas vitaminas e minerais específicos causam alguns tipos de sinais nas aves, porém isso deverá ser realizado por um veterinário capacitado, e não pelo próprio proprietário, que muitas vezes acaba por medicar a ave por conta própria, podendo leva-la a piora em sua saúde e ate mesmo ao óbito. Fora a questão dos erros de dose, muitas vezes o proprietário ate acerta no tipo de suplementação, mas o oferece em uma dosagem completamente errada, podendo acarretar em maiores problemas para sua ave.

Existem ainda outras maneira e se suspeitar de alguma deficiência no organismo da ave, essa maneira e através do histórico de manejo alimentar do animal. Profissionais habilitados terão domínio sobre as porcentagens corretas de proteínas, vitaminas, fibras, etc no organismo de cada espécie animal. Já podemos notar uma coisa no texto, o ideal é sempre levar sua ave e um profissional médico veterinário com capacidade para orientar o proprietário, e até mesmo suplementa-lo caso necessário.

Mas uma pergunta não foi respondida, podemos suplementar aves em alguns períodos específicos da vida do animal? Eu recomendo sim, em algumas ocasiões e dependendo da finalidade da ave, aves canoras que participam de torneios podem sir receber suplementação específica nas vésperas dos encontros. Isso também serve para períodos como de reprodução e ate mesmo de mudas, mas se você espera nomes e medicamentos ou suplementos para você oferecer para seu pet, pode parar de ler esse artigo agora. Profissionais estudaram por anos para a avaliar sua ave e indicar as medicações específicas, e você realmente acha que poderá realizar essa suplementação com base em informações retiradas do Google?

Vejo erros bizarros praticamente todos os dias no interior do consultório, já que muitos proprietários fazem esse tipo de coisa, ou simplesmente vão na onda de seus amigos “passarinheiros”, não estou aqui de maneira nenhuma desprezar o conhecimento dessas pessoas que dedicam anos de sua vida para a criação desses animais. Mas lembre-se de que o veterinários também tem essa experiência, com relação a saúde de sua ave. Um dos erros mais comuns e referente a suplementação na muda, onde são oferecidas apenas suplementos vitamínicos, e a alimentação da ave e muito pobre em proteínas, que são basicamente a constituição das penas, unhas além de bicos, você realmente acha que isso está correto?

Moral da história, temos uma variedade enorme de suplementos nas pet shops, e até mesmo em feiras livres. Porém na maioria das vezes quando o animal não e levado a um especialista na área o proprietário acaba por simplesmente jogar dinheiro fora, isso na melhor das hipóteses, ou ate mesmo adoecerem suas aves e em casos mais graves envolvendo erros de dosagem o óbito a ave.


Teve alguma dúvida?! Então deixe um comentário!


O texto foi elaborado pelo Dr. André Salabert, membro da equipe do Consultório Veterinário Birds e Cia/NIAAS. Estamos aberto diariamente das 08:00 as 20:00. Dr. André Salabert atende de segunda a quinta, das 13:00 as 20:00, e aos domingos, das 08:00 as 13:00. O Consultório Birds e Cia é o único consultório veterinário especializado no atendimento a animais silvestres aberto das 08:00 as 20:00 diariamente. Procure sempre um médico veterinário especializado! www.niaas.com.br e www.birdsecia.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário