Profissões do agronegócio: Medicina veterinária

Saúde dos animais de criação garante produção e qualidade

Muito além das clínicas urbanas que atendem principalmente pets como cachorros e gatos, os médicos veterinários também atuam em "consultórios" rurais. Eles trabalham em fazendas que têm os animais como fonte de produção, a exemplo da pecuária e seus grandes rebanhos.

Diferente do zootecnista, o veterinário cuida da saúde dos bichos. Somente eles podem medicar e fazer intervenções cirúrgicas. A presença deles no agronegócio garante a produtividade e a qualidade dos alimentos.

A escolha do curso, e mais à frente a especialização em animais de grande porte, é bastante influenciada pela vivência do profissional. De acordo com Rafael Mondadori, presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária, a decisão de ingressar na área deu-se por ter sido criado em fazenda. "Minha vida toda foi voltada para o campo", conta.

A faculdade contou pontos para o sucesso profissional desejado. A conceituada Universidade Federal de Santa Maria era a mais próxima de Itaqui (RS), onde morava. Levou em consideração o exemplo do pai, que se formou na primeira turma de zootecnia do país, e sempre teve contato com bichos. A diferença foi o interesse em se aprofundar na medicina voltada aos animais. "Meu pai sempre quis que seus filhos trabalhassem no campo para aprender a valorizar o trabalho dos outros", relata Rafael.

O curso conta com matérias de ciências biológicas, que destrincham cada ponto do corpo animal, analisado a fundo para compreender as necessidades de cada espécie. Bioquímica, fisiologia e microbiologia estão entre os assuntos básicos da graduação.

Área de atuação


Na área rural, veterinários são requisitados para avaliações diárias ou periódicas de rebanhos bovinos, caprinos, suínos, peixes e aves, além de tratar surtos em cadeias produtivas que envolvem animais, como por exemplo as colméias meleiras.

A grande gama de áreas a serem escolhidas envolve o meio ambiente e a preservação de espécies; tecnologias de produção animal, que usam a pesquisa na genética para reduzir enfermidades; e indústria alimentícia, que fiscaliza a qualidade dos produtos de origem animal.

Mercado de trabalho


Com a grande procura dos estudantes por clínicas veterinárias urbanas, o número de profissionais voltados para o agronegócio é menor, o que garante empregabilidade alta. Ainda de acordo com Rafael, o mercado é ávido por mão de obra especializada. "Temos hoje mais desistências de pessoas mal preparadas para alguns tipos de trabalho do que a quantidade de oportunidades, seja como empregado ou como empreendedores. Existe excesso de colegas em algumas áreas, enquanto falta em outras".

Onde estudar


Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Santa Maria (RS)
Duração: 5 anos
Vagas por ano: 94

Universidade Estadual de Londrina (UEL), campus de Londrina (PR)
Duração: 5 anos
Vagas por ano: 80

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), campus em Belo Horizonte
Duração: 5 anos
Vagas por ano: 120

--
Fonte: Revista Globo Rural. Disponível em: http://goo.gl/o6uIH7. Acesso em: 04 de set 2014

Nenhum comentário :

Postar um comentário