Aflatoxinas - O perigo presente nas sementes

Micotoxinas são substâncias tóxicas produzidas por fungos. Entre outros grupos de micotoxinas, o que desperta mais atenção é o das Aflatoxinas, que são produzidas pelos fungos Aspergillus flavus, Arpergillus niger e Arpergillus parasiticus. Estes compostos são encontrados em sementes e grãos armazenados em condições desfavoráveis, como alta temperatura e umidade. Esse ambiente é favorável ao desenvolvimento de diversas espécies de fungos, no entanto, apenas os Aspergillus produzem estas substâncias tóxicas. Outra particularidade desta micotoxina, é que ela permanece nas sementes mesmo após elas serem limpas e os fungos retirados.



Existem mais de 17 compostos diferentes de aflatoxinas, sendo o AFB1 o que apresenta maior poder tóxico. Sua toxicidade varia conforme abespécie e a idade do animal, ao tempo de exposição e a concentração da toxina nos alimentos. Tanto nas intoxicações agudas como nas crônicas, é frequente ocorrer imunossupressão, mutações genéticas, tumores, defeitos fetais e predisposições a doenças infecciosas.

Patologias encontradas em aves expostas a altos níveis por um curto período:


Sinais clínicos: depressão, letargia, cegueira, perda do sentido de direção, incapacidade para voar, tremores, asas caídas e morte.

Necropsia: palidez hepática, com aumentado do órgão, hemorragias difusas ou multifocais em quase todo o tecido.

Patologias encontradas em aves expostas a baixos níveis por um longo período:


Sinais clínicos: perda de apetite, perda de peso e perda da condição física.

Necropsia: palidez hepática compatível com infiltração gordurosa, fígado enrugado e nodulações compatíveis com tumores. Além disso, o baço e pâncreas podem estar aumentados e a bursa cloacal atrofiada.

Microscopicamente: pode haver degeneração e fibrose hepática e tumores, hemorragia no trato gastrintestinal.

Além do risco com as micotoxinas, a utilização de sementes na alimentação das aves envolve problemas nutricionais, como:

  • Desbalanço nutricional;
  • Excesso de gordura;
  • Baixo teor de aminoácidos essenciais;
  • Baixo teor de vitaminas;
  • Desbalanço na proporção de cálcio e potássio.

A base para a manutenção de aves saudáveis reside na alimentação com rações balanceadas específicas para cada espécie.


--
Fonte: Alcon Pet - www.alconpet.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário