Como Transformar meu Coleiro ou Trinca em uma Super máquina de Torneio?!

Por
Dr. Felipe Victório de Castro Bath

Prezados leitores e amigos! Depois de um "tour" pelos psitacídeos e cativar o público feminino vamos falar de papo de homem que são os Torneios de Fibra. Em minhas indas e vindas pelos clubes cariocas e vendo algumas etapas do nosso estadual e o Nacional disputado aqui no RJ sempre vem alguém e me pergunta: Como um Trinca ou Coleiro pode superar os 200 cantos tão facil? Será que eles usam algum estimulante na água!? Então trazendo mais uma vez a verdade de uma forma descontraída estaremos hoje no nosso artigo abordando um tema muito polêmico que é o estímulo em aves de torneio.

A preparação de uma ave de torneio já começa no ano anterior fazendo com essa ave faça a muda na época certa, fazendo com que esteja apta logo nas primeiras etapas o que garante uma enorme vantagem, pois depois tirar a diferença é meio difícil hein!? Essa preparação passa ainda pelos exames rotineiros (parasitológico de fezes) e até mesmo cultura e antibiograma e micoplasmose. Depois disso eu diria que você já pode ir começando a prepará-la para entrar no ritmo de torneio, ok.

Aí me vem a pergunta: Como esse coleiro canta tanto?! Há pássaros que são fenômenos e nasceram para isso. É o pele das aves e Pelé só teve um até agora. Mas o que vocês vêem hoje começou ano passado com uma pequena ajuda do veterinário especializado. A dinâmica de um Torneio é meio complexa e desgastante, então aí vem a nossa primeira preocupação. Alguém ja ouvi atleta sério dormir tarde ou sair em noitadas!? É dedicação exclusiva pensando 24 horas na competição. Assim deve ser com nossas aves. Dormir cedo e em silêncio é fundamental. Dieta equilibrada e poleiros adequados também.

Outro fator interessante é que algumas aves quase não comem no dia do torneio e consequentimente tempo perdido em que estariam comendo estão cantando, aumentando assim sua média final. Tem aves que realmente são muito guerreiras e disputam o tempo todo e quase não comem, mas tem aves que precisam de uma ajudinha para isso. A genética influencia com certeza; umas visitinhas no mato para badernar com ave solta também, mas a ciência explica o resto.

Mas já vi colocarem de tudo na água pensando neste propósito. Já vi usarem uma marca famosa de repositor hidroeletrolico com esse objetivo; só esqueceram de mencionar que ave não sua, ok. Já vi colocarem inúmeros suquinhos no bebedouro. Mas o que surte o efeito tão sonhado e esperado é aumentar a glicose de sua ave naquele momento. Só sentimos fome porque os níveis de glicose no sangue caem e o nosso cérebro avisa é hora de comer! Então a única forma de fazer com que sua ave não sinta tanta fome é aumentando o nível de glicose circulante naquele momento... simples né?!

Pensando nesse intuito os açucares de cadeia curta e fácil digestão seriam os mais indicados como os usados para Beija Flor. Mas cuidado, não é toda ave que gosta da água com o produto; por isso façam um teste antes, ok. Essa meus amigos é o unico "dopping" que vocês vão ver  ou realizar em uma roda de pássaros, aumentando em média de 10% o número de cantos o que pode te render algumas colocações e até mesmo beliscar um Troféu, ok. Não caiam no papo de passarinheiro quando dizem que colocam testosterona na água; injeção de ADE no peito e por aí vai as besteiras propagadas e faladas... tudo baboseira!

Na proxima edição eu volto com mais um tema polêmico. Deixo o pensamento do dia: "Se respeitar as aves como elas são, você poderá ser mais eficaz ajudando-as a se aperfeiçoarem". Pense nisso e até a próxima!


Teve alguma dúvida?! Então deixe um comentário!




Dr. Felipe Victório de Castro Bath
Médico Veterinário CRMV-RJ 8772
Especialista em Biologia, Manejo e Medicina da Conservação dos Animais Selvagens SENAC/RioZOO
Mestre em Microbiologia Veterinária pela UFRRJ
Tel.: (21)81014122/ (21)78795270
ID.:10*96860 / (21)22786652
felipebath@hotmail.com / www.niaas.com.br
Rua Dona Zulmira, 11 Maracana Rio de Janeiro – RJ  CEP.: 20550-160

4 comentários :

  1. olá!meu trinca esta comendo muita fruta,verduras e legumes.de ração dou a ele estrusa alcom.outros tipos ele naum gosta muito, esta serto este tipo de alimentação devo acrescentar mais algo!gostaria de faser dele um campeão. obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá Alexandre!

    Na parte de entrevista do Blog tem uma minha sobre alimentação, ok. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Dr. Felipe gostaria de saber algo mais sobre a glicose usada no momento das disputas, eu geralmente uso giló com um pouco de mel dentro o qual ele injeri facilmente o mel pode ser uma boa fonte de glicose ou o Sr. indica um outro.obrigado!

    ResponderExcluir